Quem é Deus

Essa pergunta é muito grande. Geralmente, o ser humano não tem faculdade suficiente para conhecer e entender a Deus em profundidade. Mesmo os anjos não têm essa capacidade, pois, eles também são criaturas. Tudo o que sabemos de Deus é o que ele nos revela na sua palavra e por meio de Jesus Cristo.

No Evangelho de Mateus 11:27, Jesus declarou que ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Muitas coisas que certos filósofos, pensadores, pesquisadores, cientistas escrevem ou dizem acerca de Deus, são informações que eles mesmo concebem por meio de seus próprios conhecimentos, observações, pesquisas e experiências que, não chegam a um pingo para conhecer a Deus em sua imensidão. Deus não é uma ciência para estudar. Quem tenta conhecer e entender a Deus através de pesquisas, estudos ou conhecimentos deste mundo cairá na sua própria ilusão que lhe resultará à perca do sentido da santa verdade, e por fim, perderá a sua alma.

Deus é um mistério que só pode ser aceito pela fé em Jesus Cristo. Quanto mais você O procura na humildade através da palavra e na oração, mais você vai lhe encontrar. Quanto mais você se esvazie, mais você recebe o poder dEle na sua vida.

Faço essa demonstração para você que tem dúvida da existência de Deus

1. Se eu cortar um limão para você provar, você vai saber automaticamente pela natureza do limão que ele é azedo. Assim é o mal, onde ele existe todos o veem porque ele não tem outra finalidade além de destruir. Um exemplo disso é o Satanás, todos lhe conhecem em razão ao mal que ele causa ao mundo.

2. Do mesmo modo, se eu cortar uma laranja para você provar. E, antes de provar, eu perguntaria se é doce ou não. Não há menor dúvida que sua resposta teria fundamentado na aparência da laranja.

Muitas vezes, apesar da laranja é bonita por fora e por dentro, infelizmente é azeda ou sem gosto. E, muitas vezes, a laranja é verde não é bonita nem de fora nem de dentro enquanto é doce e agradável.

Assim, você não pode conhecer a Deus se não O experimentarMesmo com conhecimentos, estudos e alto grau de intelectualidade, não há possibilidade de entender. Além de você é uma obra manual de Deus, você é um ser humano cheio de limites sem falar na onisciência de Deus. Verifique, olhe e veja. Sua consciência não nega a verdade. Um dia você nasceu bebezinho. Agora, veja quantos anos que você tem. De qualquer forma, você está sendo aproximado (a) da hora. Você pode dar muitas voltas na vida. Entretanto, quando chegar a hora determinada, você terá que parar obrigatoriamente diante de Deus, pois, o julgamento final é dEle, mesmo que você não creia nisso.

Quanto mais você procura entender a Deus através dos seus raciocínios, teorias passivas, ou filosofias de homens mortais, mais você ficará confuso, mais você terá motivos para seguir o seu orgulho. Desta maneira, se não abrir a consciência a tempo, você sofrerá a mesma consequência quanto ao inimigo. A razão é simples; você esta procurando algo que [em si mesmo] não está do seu alcance. Veja o que a Bíblia diz; I Coríntios 2.14.

Mas o homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; nem pode conhecê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Você pode possuir todo o conhecimento do mundo, infelizmente, isso não pode lhe ajudar a entender a essência nem as coisas de Deus. O conhecimento do mundo, Além de ser passageiro, é loucura diante de Deus (1 Coríntios 13:19). Sua consciência é testemunha disso, quantas coisas que você acreditava que, agora, você não acredita mais.

Então, para ter essa revelação, você precisa tomar consciência e se comporta por dentro e por fora humildemente como uma criança, crer e aceitar o sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da sua alma e estudar a palavra de Deus com simplicidade de coração para não cair no engano destes séculos.

Para saber o mínimo de quem é Deus, vamos ler estes versículos; Gênesis 1:1, João 4:24, 1 João 1:5.Gênesis 1:1.

Gênesis 1:1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.

João 4:24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

1 João 1:5 E a mensagem que dEle ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva.

O primeiro versículo da Bíblia já indica que Deus é o criador dos céus e da terra. Continuando a leitura do Genesis, podemos comtemplar a beleza e a bondade de tudo que Deus criou. João 4:24 informa que Deus é espirito. Também, Tiago 1:17 informa que Ele é imutável ou seja, não há nEle mudança alguma, nem sombra de variação.

O apostolo João, o discípulo mais intimo de jesus que teve a revelação do futuro, declarou (em 1 João 1:5) que Deus é luz e que nEle não há escuridão alguma. Ou seja, Ele não tem fraqueza nenhuma. Como onisciente, ele sabe de tudo que acontece no universo. Veja a humilde declaração do grande rei Davi sobre a onisciência de Deus no salmo 139.

Salmo 139

1 Ó SENHOR, tu tens me procurado e me conheceu.

2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; entendes o meu pensamento de longe.

3 Cercas a minha vereda, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4 Pois não  uma palavra em minha língua, mas eis que, ó SENHOR, tu sabes de tudo.

5 Tu me envolveste por trás e pela frente, e puseste a tua mão sobre mim.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é tão alto que não posso alcançá-lo.

7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?

8 Se eu subir ao céu, tu estás lá; se eu fizer minha cama no inferno, eis que tu estás .

9 Se eu tomar as asas da manhã, e habitar nas partes mais extremas do mar;

10 até lá a tua mão me guiará e a tua mão direita me susterá.

11 Se eu disser: Certamente as trevas me encobrirão; até a noite será luz sobre mim.

12 Sim, as trevas não se escondem de ti; mas a noite brilha como o dia; as trevas e a luz são ambas o mesmo para ti.

13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no útero da minha mãe.

14 Eu te louvarei, pois eu assombrosamente e maravilhosamente fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e isso a minha alma certamente conhece bem.

15 Minha matéria não foi escondida de ti, quando eu fui feito em secreto, e curiosamente forjado nas partes mais baixas da terra.

16 Os teus olhos viram a minha matéria ainda imperfeita; e no teu livro todos os meus membros foram escritos, os quais eram continuamente formados, quando nem ainda havia nenhum deles.

17 Quão preciosos também são os teus pensamentos para comigo, ó Deus! Quão grande é a soma deles!

18 Se eu fosse contá-los, eles seriam maiores em número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

19 Certamente, tu matarás o perverso, ó Deus; apartai-vos portanto de mim, vós homens sanguinários.

20 Pois eles falam contra ti perversamente, e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.

21 Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo com aqueles que se levantam contra ti?

22 Odeio-os com ódio perfeito; conto-os como meus inimigos.

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

24 E vê se  algum caminho perverso em mim, e guia-me pelo caminho eterno.

Isaías 40:28-31 nos informa que Ele nunca se cansa, nunca perde o fôlego. Ninguém pode entender seus pensamentos. Ele supera todas as faculdades e toda ciência dos homens, Ele conhece o que está no coração de todos os seres vivos. Ele é completamente santo, distingue-se de tudo que não é justo e não tem defeito nenhum. Nos versículos 25 e 26 do mesmo capitulo 40 do livro do profeta Isaías, está escrito assim; diz o Santíssimo: Com quem me comparareis? Com quem eu me assemelho? Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente. O Salmo 90:2 informa que antes de criar o universo, de tempos em tempos e para sempre ele é Deus.

Veja a lição completa