Como o pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus?

Para entender como o pecado afeta nossas vidas e nosso relacionamento com Deus, vamos ler Gênesis 2:15-17. 

Gênesis 2:15-17

15 E o SENHOR Deus tomou o homem, e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.

16 E o SENHOR Deus ordenou ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim tu poderás comer livremente;

17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela tu não comerás. Pois no dia em que dela comeres, tu certamente morrerás.

Deus não queria que Adão caísse. Foi um simples teste de amor, lealdade e obediência. Assim como Deus é santo e perfeito, Ele criou Adão santo e perfeito.

 Na santidade, Adão era capaz de executar a ordem de Deus com perfeição. Foi ele quem nomeou todos os animais que Deus criou inclusive a Eva. Ele recebia a visita de Deus a cada momento que era necessário conforme a onisciência do criador. A vida era boa e seu relacionamento com Deus era firme até que o tentador o fez cair em pecado.

Gênesis 3: 4-10

4 E a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, então vossos olhos serão abertos, e vós sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.

6 E quando a mulher viu que a árvore era boa para alimento, e que era agradável aos olhos, e uma árvore a ser desejada para fazer alguém sábio, ela tomou do seu fruto, e o comeu, e deu também a seu marido, e ele o comeu com ela. 

7 E os olhos de ambos foram abertos, e eles souberam que estavam nus; e coseram folhas de figos, e fizeram para si aventais.

8 E eles ouviram a voz do SENHOR Deus andando pelo jardim no frescor do dia. E Adão e sua mulher se esconderam da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.

9 E o SENHOR Deus chamou a Adão, e lhe disse: Onde tu estás?

10 E ele disse: Eu ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque eu estava nu, e me escondi.

Depois de serem contaminados pelo pecado, eles não podiam mais contemplar a face de Deus. A fraqueza os alcançou e eles perderam a cobertura divina que os protegia. Isso permitiu que eles foram envergonhados com a exposição dos seus próprios corpos. Ao ouvirem a voz de Deus, foram se esconder porque as forças das trevas já haviam tomado conta deles. Com a perca da santidade, a natureza divina que eles tinham foi transformada em uma natureza pecaminosa. Como resultado, eles se afastaram do Criador, e de geração em geração, são condenados à morte eterna. Automaticamente, os seus filhos nascem sob domínio do maligno e são sujeitos naturalmente a sua autoridade sem terem ciência das suas condições vulneráveis.

*A consciência de cada um é testemunha disso. Como descendente de Adão, Vamos raciocinar um pouco.

De onde veio a rebelião de uma criança recém-nascida que nem tem ciência do bem nem do mal?

De onde veio a maldade de uma criança de 5 a 8 meses mais ou menos batendo, mordendo e beliscando os outros?

Por que quando pensa em fazer o bem, é o mal que aparece?

De onde veio o cansaço, o medo, a fraqueza e o desanimo que se sente naturalmente?

De onde veio a raiva que todo mundo naturalmente sente em determinado caso?

De onde veio a preguiça que todo mundo sente naturalmente?

Porque quando pensar em estudar, por exemplo, chegar todo tipo de desanimo enquanto quando assiste ou fazer coisa sem valor, o corpo não reclama?

De onde veio o fingimento que todo mundo possui naturalmente? Certas vezes, criança recém-nascida finge que dorme enquanto é mentira.

Todos esses casos, são coisas que herdamos de Adão e que fazem parte da nossa natureza pecaminosa. Naturalmente, quando um ser humano nasce, infelizmente, nasce com a natureza pecaminosa. Nasce com a maldade em seu ser. Não precisa lhe ensinar o mal porque o mal está nele, que seja raça, povo ou nação. Todo mundo está sob o domínio do maligno e é condenado à morte eterna.

Vamos continuar o raciocínio

Por que quando errar, a primeira coisa que vem em mente é mentir?

De onde veio o espírito vingativo que naturalmente todo mundo sente?

Por que é mais fácil fazer o mal do que o bem?

Por que é mais fácil uma pessoa ser ingrata do que leal?

Por que é mais fácil se irritar do que ficar calmo?

Por que é mais fácil falar mal de alguém do que o ajudar?

Por que é mais fácil de tirar proveito do que ser sincero?

Segundo você, por que os médicos fumantes nunca aconselham os seus pacientes a fumar?

Por que as pessoas de vida fácil sempre se escondem dos seus filhos e parentes do que fazem?

Por que as coisas imorais sempre atraem milhares de pessoas ao redor do mundo?

Estes são alguns exemplos para enxergar claramente que o ser humano e mundo está sob o domínio do maligno. São casos que ocorrem bem pertinho de nós. Há muitos outros casos como crimes, violências, roubos, explorações entre outros. Satanás usa cada coisa de uma maneira diferentes para destruir o ser humano e afasta-lo de Deus.

Há casos em que ele aprisiona pessoas num estado passivo. A pessoa está sendo abusada por exemplo, mais não consegue reagir. Ele domina o agressor para abusar ao mesmo tempo para amedrontar. Afinal, nem o agressor, nem a vítima vão acabar sendo destruído.

Do outro lado, e, conscientemente, nenhum médico vai incentivar um paciente a beber nem fumar. Portanto, uma boa parte dos médicos são fumantes e uma minoria viciado em álcool. Eles sabem que fumar e beber prejudicam a saúde. Eles aconselham os pacientes a não fazer o mesmo enquanto eles não conseguem sair do vício. Isso acontece porque as mãos de Satanás os aprisionam e a força desta prisão é o desejo carnal. Depois que ele enganou o homem, o homem passa a ser dominado por ele. Em muitos casos, aquilo que destrói o ser humanoé isso que ele faz sob a pressão de desejos. Quando bater a vontade, não conseguem resistir porque a força do pecado é o desejo, e, onde há pecado, lá está o assento do inimigo. A ciência atribui essa fraqueza aos problemas psicológicos. Portanto, quando analisar a raiz do problema, vemos que, primeiramente, a vontade de fazer ou experimentar qualquer coisa vem dos nossos desejos. E, nossos desejos vêm das nossas paixões e as nossas paixões vem da nossa natureza pecaminosa (nossa carne) que é completamente sujeita ao domínio do enganador.

Você pode não fumar, não matar, não roubar, não pratica nenhum tipo do mal. Isso é real, porem, há uma ilusão no meio porque quando olhar para você, você vai se ver limpo até se ver melhor do que muitos que se dizem cristãos. Por tantos maus exemplos desses falsos crentes que existem nas igrejas, não faltarão maus exemplos ao seu favor para você se justificar. Assim, você nunca conseguirá ver a sua condição precária. Por incrível que pareça, é uma das formas que Satanás usa para dominar a mentalidade de muitas pessoas de bom coração.

Por exemplo, pessoas que se acham certas, sempre estão no conforto das suas concupiscências porque isso alimenta o orgulho. Desta maneira, o inimigo não perde a ocasião de guardar pessoas assim numa cegueira total e alimentar seus orgulhos para não enxergar. Quanto mais se sente orgulhoso, mais vai em frente. Enquanto está realizando os sonhos, não percebe que está desempenhando um papel por Satanás.

Satanás usa cada um de uma forma maligna para não perceber que está sendo usado. Por isso que muitas pessoas não conseguem ver seus estados pecaminosos e se irritam ao ouvir o Evangelho. A situação permanece crítica até que reconheça sua condição vulnerável e se entrega a Jesus que é o único que tem poder para retirar esta condenação (Atos 4:12).

1 João 1:8 informa que se um ser humano diz que não tem nenhum pecado, se engana a si mesmo, e a verdade não está em nele.

Romanos 5:12

12 Portanto, como por um homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

1 Coríntios 15:22

22 Porque, assim como em Adão todos morrem, igualmente também em Cristo todos serão vivificados. 

O pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus no segmento em que herdamos o pecado de Adão e por causa do pecado somos todos privados da glória de Deus e condenados á morte eterna.

Acabamos de ver, em Romanos 5:12 que por causa de Adão, o pecado entrou no mundo e abriu a porta para a morte. Assim, a morte está sobre todos os homens porque todos pecam.

E nem esforço, nem conhecimento, nem sacrifício, nem bondade, nem qualquer ação pode tornar uma pessoa digna de restaurar sua vida e seu relacionamento com Deus. O ser humano não tem nenhuma possibilidade [em si mesmo] para sair da dominação do maligno , nem se livrar da maldição do pecado, nem agradar nem se aproximar de Deus por conta própria.

É por esta razão que Deus na sua paternidade, enviou Jesus especificamente para quebrar as obras malignas de Satanás, para restaurar nosso relacionamento com Deus e dar vida eterna novamente a todos os que nEle creem. 1 João 3:8; Hebreus 2:14-18.

Importante!

Antes de continuar, certifique se de que você entende como o pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus. Se não tivesse entendido, clique aqui para retomar a leitura ou se for possível, leia a lição completa. Em caso de duvidas, clique em Discipol para entrar em contato conosco.

Deus lhe abençoe!