O objetivo desta lição é que você saiba e entenda como alguém é salvo em Cristo de uma maneira que você tenha plena ciência para levar essa boa notícia às outras pessoas.
Como alguém é salvo?
para entender esse assunto na sua essência, é necessário que você saiba antes;
- o que é pecado?
- qual o resultado ou a consequência do pecado?
- quem é Deus?
- qual a origem do pecado?
- Como o pecado afeta a nossa vida e a nossa relação com Deus?
O que é pecado?
Não usaremos dicionário nesta lição. Nós iremos usar apenas a bíblia e a nossa consciência para que não haja dificuldade de entendimento e que todos possam enxergar com plena ciência a maravilhosa graça da salvação em Jesus Cristo. Para descobrir o que é pecado, vamos ler 1 João 3: 4, 1 João 5: 17 e Romano 14:23.
1 João 3:4 Qualquer que comete pecado, também transgride a lei, porque pecado é a transgressão da lei.
I Joao 5:17 Toda a injustiça é pecado, e há pecado que não é para morte.
Romanos 14:23, mas aquele que tem dúvidas, é condenado se comer, porque ele não come por fé; pois tudo o que não provém de fé é pecado.
Estes, são 3 versículos para você entender melhor o que é pecado. 1 João 3:4 informa que pecado é transgressão. E, quanto à transgressão, é um conjunto de delitos como inflação, violação, rebelião, desobediência, descumprimento, rompimento, desrespeito entre outros.
Também, 1 Joao 5:17 disse que tudo aquilo que não é justo é pecado. A justiça é algo íntegro e transparente. Portanto, qualquer desvio da justiça é pecado, pois, fora da justiça não existe certeza. Em alguns casos, não há uma Porção bíblica claramente que trata a situação. Nesses casos, O Espírito de Deus em relação à consciência é a principal luz para nos notificar de longe onde há pecado. Por isso, devemos nos alimentar da palavra de Deus para que tenhamos conhecimentos e entendimento e discernimento. No versículo 105, o autor do Salmo 119 disse: Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.
Do mesmo modo, Romanos 14:23 confirma a mesma coisa. Tudo que não é da fé é pecado. Muitas vezes, por causa de incompreensão, tradição, religião, comentários ou até mesmo ensinamentos incorretos, ficamos com dúvida sem saber o que fazer, como reagir ou em o que acreditar em determinada situação. O primeiro que você deve fazer em tal situação, é procura a iluminação de Deus se desligando da sua mentalidade para obter uma resposta divina. Caso contrário, você pode cair em pecado até se aprofundar na ignorância sem perceber. Independentemente de quem faz, diz ou pratica, tudo que é contrário à santa palavra de Deus é pecado. Afinal, pecado é transgressão, injustiça e tudo que contradiz a palavra de Deus.
Qual é o resultado ou consequência do pecado?
Para entender a consequência do pecado, vamos ver esses versículos; Romanos 6:23, Thiago 1:15.
Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Thiago 1: 15. Depois, havendo a concupiscência concebido, gera o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
A consequência do pecado é a morte. para entender mais sobre este assunto, leia também Romanos 5: 12, 17, 21.
Quem é Deus?
Essa pergunta é muito grande. Geralmente, o ser humano não tem faculdade suficiente para conhecer e entender a Deus em profundidade. Mesmo os anjos não têm essa capacidade, pois, eles também são criaturas. Tudo o que sabemos de Deus é o que ele nos revela na sua palavra e por meio de Jesus Cristo.
No Evangelho de Mateus 11:27, Jesus declarou que ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Muitas coisas que certos filósofos, pensadores, pesquisadores, cientistas escrevem ou dizem acerca de Deus, são informações que eles mesmo concebem por meio de seus próprios conhecimentos, observações, pesquisas e experiências que, não chegam a um pingo para conhecer a Deus em sua imensidão. Deus não é uma ciência para estudar. Quem tenta conhecer e entender a Deus através de pesquisas, estudos ou conhecimentos deste mundo cairá na sua própria ilusão que lhe resultará à perca do sentido da santa verdade, e por fim, perderá a sua alma.
Deus é um mistério que só pode ser aceito pela fé em Jesus Cristo. Quanto mais você O procura na humildade através da palavra e na oração, mais você vai lhe encontrar. Quanto mais você se esvazie, mais você recebe o poder dEle na sua vida.
Faço essa demonstração para você que tem dúvida da existência de Deus,
1. Se eu cortar um limão para você provar, você vai saber automaticamente pela natureza do limão que ele é azedo. Assim é o mal, onde ele existe todos o veem porque ele não tem outra finalidade além de destruir. Um exemplo disso é o Satanás, todos lhe conhecem em razão ao mal que ele causa ao mundo.
2. Do mesmo modo, se eu cortar uma laranja para você provar. E, antes de provar, eu perguntaria se é doce ou não. Não há menor dúvida que sua resposta teria fundamentado na aparência da laranja.
Muitas vezes, apesar da laranja é bonita por fora e por dentro, infelizmente é azeda ou sem gosto. E, muitas vezes, a laranja é verde não é bonita nem de fora nem de dentro enquanto é doce e agradável.
Assim, você não pode conhecer a Deus se não O experimentar. Mesmo com conhecimentos, estudos e alto grau de intelectualidade, não há possibilidade de entender. Além de você é uma obra manual de Deus, você é um ser humano cheio de limites sem falar na onisciência de Deus. Verifique, olhe e veja. Sua consciência não nega a verdade. Um dia você nasceu bebezinho. Agora, veja quantos anos que você tem. De qualquer forma, você está sendo aproximado (a) da hora. Você pode dar muitas voltas na vida. Entretanto, quando chegar a hora determinada, você terá que parar obrigatoriamente diante de Deus, pois, o julgamento final é dEle, mesmo que você não creia nisso.
Quanto mais você procura entender a Deus através dos seus raciocínios, teorias passivas, ou filosofias de homens mortais, mais você ficará confuso, mais você terá motivos para seguir o seu orgulho. Desta maneira, se não abrir a consciência a tempo, você sofrerá a mesma consequência quanto ao inimigo. A razão é simples; você esta procurando algo que [em si mesmo] não está do seu alcance. Veja o que a Bíblia diz; I Coríntios 2.14.
Mas o homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; nem pode conhecê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Você pode possuir todo o conhecimento do mundo, infelizmente, isso não pode lhe ajudar a entender a essência nem as coisas de Deus. O conhecimento do mundo, Além de ser passageiro, é loucura diante de Deus (1 Coríntios 13:19). Sua consciência é testemunha disso, quantas coisas que você acreditava que, agora, você não acredita mais.
Então, para ter essa revelação, você precisa tomar consciência e se comporta por dentro e por fora humildemente como uma criança, crer e aceitar o sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da sua alma e estudar a palavra de Deus com simplicidade de coração para não cair no engano destes séculos.
Para saber o mínimo de quem é Deus, vamos ler estes versículos; Gênesis 1:1, João 4:24, 1 João 1:5.Gênesis 1:1.
Gênesis 1:1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.
João 4:24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
1 João 1:5 E a mensagem que dEle ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva.
O primeiro versículo da Bíblia já indica que Deus é o criador dos céus e da terra. Continuando a leitura do Genesis, podemos comtemplar a beleza e a bondade de tudo que Deus criou. João 4:24 informa que Deus é espirito. Também, Tiago 1:17 informa que Ele é imutável ou seja, não há nEle mudança alguma, nem sombra de variação.
O apostolo João, o discípulo mais intimo de jesus que teve a revelação do futuro, declarou (em 1 João 1:5) que Deus é luz e que nEle não há escuridão alguma. Ou seja, Ele não tem fraqueza nenhuma. Como onisciente, ele sabe de tudo que acontece no universo. Veja a humilde declaração do grande rei Davi sobre a onisciência de Deus no salmo 139.
Salmo 139
1 Ó SENHOR, tu tens me procurado e me conheceu.
2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; entendes o meu pensamento de longe.
3 Cercas a minha vereda, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 Pois não há uma palavra em minha língua, mas eis que, ó SENHOR, tu sabes de tudo.
5 Tu me envolveste por trás e pela frente, e puseste a tua mão sobre mim.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é tão alto que não posso alcançá-lo.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se eu subir ao céu, tu estás lá; se eu fizer minha cama no inferno, eis que tu estás lá.
9 Se eu tomar as asas da manhã, e habitar nas partes mais extremas do mar;
10 até lá a tua mão me guiará e a tua mão direita me susterá.
11 Se eu disser: Certamente as trevas me encobrirão; até a noite será luz sobre mim.
12 Sim, as trevas não se escondem de ti; mas a noite brilha como o dia; as trevas e a luz são ambas o mesmo para ti.
13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no útero da minha mãe.
14 Eu te louvarei, pois eu assombrosamente e maravilhosamente fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e isso a minha alma certamente conhece bem.
15 Minha matéria não foi escondida de ti, quando eu fui feito em secreto, e curiosamente forjado nas partes mais baixas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha matéria ainda imperfeita; e no teu livro todos os meus membros foram escritos, os quais eram continuamente formados, quando nem ainda havia nenhum deles.
17 Quão preciosos também são os teus pensamentos para comigo, ó Deus! Quão grande é a soma deles!
18 Se eu fosse contá-los, eles seriam maiores em número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19 Certamente, tu matarás o perverso, ó Deus; apartai-vos portanto de mim, vós homens sanguinários.
20 Pois eles falam contra ti perversamente, e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
21 Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo com aqueles que se levantam contra ti?
22 Odeio-os com ódio perfeito; conto-os como meus inimigos.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 E vê se há algum caminho perverso em mim, e guia-me pelo caminho eterno.
Isaías 40:28-31 nos informa que Ele nunca se cansa, nunca perde o fôlego. Ninguém pode entender seus pensamentos. Ele supera todas as faculdades e toda ciência dos homens, Ele conhece o que está no coração de todos os seres vivos. Ele é completamente santo, distingue-se de tudo que não é justo e não tem defeito nenhum. Nos versículos 25 e 26 do mesmo capitulo 40 do livro do profeta Isaías, está escrito assim; diz o Santíssimo: Com quem me comparareis? Com quem eu me assemelho? Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente. O Salmo 90:2 informa que antes de criar o universo, de tempos em tempos e para sempre ele é Deus.
A origem do pecado?
O pecado existia antes mesmo que Deus criou o primeiro ser humano (Adão). Não há informações cronológicas sobre esse fato. Entretanto, através das informações bíblicas, podemos entender que pecado nasceu por meio de um anjo que Deus criou.
Lúcifer era um querubim criado por Deus. Ele era lindo, poderoso. Ele era titulado anjo de luz o que significa que ele era responsável por trazer a palavra ou a mensagem de Deus aos outros anjos. O que lhe fez obter o nome de anjo de luz. Lúcifer andava bem até que Deus, na sua onisciência, descobriu iniquidade nele. Ezequiel 28:12-17; Isaías 14:13-14
Ezequiel 28:12-15, 17
12 Tu eras o modelo da perfeição, repleto de saber e magnífico em beleza!
13 Estiveste no Éden, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras joias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado.
14 Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes.
15 Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti.
17 O teu coração tornou-se altivo e soberbo por causa da tua impressionante formosura, e corrompeste a tua sabedoria por conta do teu esplendor e da tua fama. Por isso Eu te lancei à terra; fiz de ti um espetáculo e advertência perante reis e governantes.
Isaías 14:13-14
13 Afinal, tu costumavas declarar em teu coração: “Hei de subir até aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me estabelecerei na montanha da Assembleia, no ponto mais elevado de Zafon, o alto do norte, o monte santo.
14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo!”
De acordo com os relatos bíblicos, vemos claramente que a beleza e o orgulho de Lúcifer o fizeram querer ser maior do que Deus. Ele estava planejando elevar seu trono mais alto do que o trono de Deus. Ele encantou todos os anjos que não tinham firmeza em Deus. Com base na mentira, ele conseguiu muitos ao seu lado. Da parte dos anjos, todos deveriam ter consultado Deus acerca do plano maligno de Lúcifer. Infelizmente, em vez de todos terem ido consultar a Deus, alguns fizeram o contrário. Então, todos aqueles que não tinham os olhos totalmente fixos em Deus caíram na ilusão de Lúcifer, inclusive aqueles que se disseram neutros, foram todos expulsos do Céu.
Reflexão
- Como você examina a imprudência dos anjos que caíram no engano de Lúcifer?
- Você já foi enganado? Se sim, use 1 Tessalonicenses 5:21 para refletir sobre isso.
Depois que Lúcifer e os anjos que acreditaram nele foram contaminados, não houve lugar mais para eles na presença de Deus. Ele não era mais o anjo de luz, ele foi transformado em um anjo mau juntos aos seus anjos. De acordo com Apocalipse 12:9, ele é o grande dragão, aquela antiga serpente, chamada de Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo.
Apocalipse 12:7-9
7 E houve guerra no céu; Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, e lutou o dragão e os seus anjos,
8 e não prevaleceram, nem o seu lugar se achou mais no céu.
9 E o grande dragão foi lançado fora, aquela antiga serpente, chamada de Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado à terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Questionário
Aprendemos em 1 João 3:4, 1 João 5:17 e Romanos 14:23 que pecado é rebelião, desobediência, injustiça e tudo que não é da fé.
1. Conforme as informações que encontramos em Ezequiel 28: 12-17; Isaías 14:13-14 e Apocalipse 12:7-9, em quem o pecado se originou?
2. Quem primeiro cometeu e arrastou o pecado para a humanidade?
3. Como Satanás era chamado antes de pecar?
Importante!
Antes de continuar, tenha certeza de que você entende;
- O que é o pecado?
- Qual o resultado ou a consequência do pecado?
- Quem é Deus?
- Também, em quem o pecado se originou?
Se você não tivesse entendido um desses tópicos, por favor, clique por cima dele para retomar a leitura. Caso que você não consiga entender ou tenha alguma dúvida, Clique em Discipol para entrar em contato conosco.
Como o pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus?
Para entender como o pecado afeta nossas vidas e nosso relacionamento com Deus, vamos ler Gênesis 2:15-17.
Gênesis 2:15-17
15 E o SENHOR Deus tomou o homem, e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.
16 E o SENHOR Deus ordenou ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim tu poderás comer livremente;
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela tu não comerás. Pois no dia em que dela comeres, tu certamente morrerás.
Deus não queria que Adão caísse. Foi um simples teste de amor, lealdade e obediência. Assim como Deus é santo e perfeito, Ele criou Adão santo e perfeito.
Na santidade, Adão era capaz de executar a ordem de Deus com perfeição. Foi ele quem nomeou todos os animais que Deus criou inclusive a Eva. Ele recebia a visita de Deus a cada momento que era necessário conforme a onisciência do criador. A vida era boa e seu relacionamento com Deus era firme até que o tentador o fez cair em pecado.
Gênesis 3: 4-10
4 E a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, então vossos olhos serão abertos, e vós sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.
6 E quando a mulher viu que a árvore era boa para alimento, e que era agradável aos olhos, e uma árvore a ser desejada para fazer alguém sábio, ela tomou do seu fruto, e o comeu, e deu também a seu marido, e ele o comeu com ela.
7 E os olhos de ambos foram abertos, e eles souberam que estavam nus; e coseram folhas de figos, e fizeram para si aventais.
8 E eles ouviram a voz do SENHOR Deus andando pelo jardim no frescor do dia. E Adão e sua mulher se esconderam da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.
9 E o SENHOR Deus chamou a Adão, e lhe disse: Onde tu estás?
10 E ele disse: Eu ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque eu estava nu, e me escondi.
Depois de serem contaminados pelo pecado, eles não podiam mais contemplar a face de Deus. A fraqueza os alcançou e eles perderam a cobertura divina que os protegia. Isso permitiu que eles foram envergonhados com a exposição dos seus próprios corpos. Ao ouvirem a voz de Deus, foram se esconder porque as forças das trevas já haviam tomado conta deles. Com a perca da santidade, a natureza divina que eles tinham foi transformada em uma natureza pecaminosa. Como resultado, eles se afastaram do Criador, e de geração em geração, são condenados à morte eterna. Automaticamente, os seus filhos nascem sob domínio do maligno e são sujeitos naturalmente a sua autoridade sem terem ciência das suas condições vulneráveis.
*A consciência de cada um é testemunha disso. Como descendente de Adão, Vamos raciocinar um pouco.
De onde veio a rebelião de uma criança recém-nascida que nem tem ciência do bem nem do mal?
De onde veio a maldade de uma criança de 5 a 8 meses mais ou menos batendo, mordendo e beliscando os outros?
Por que quando pensa em fazer o bem, é o mal que aparece?
De onde veio o cansaço, o medo, a fraqueza e o desanimo que se sente naturalmente?
De onde veio a raiva que todo mundo naturalmente sente em determinado caso?
De onde veio a preguiça que todo mundo sente naturalmente?
Por que quando pensar em estudar, por exemplo, chegar todo tipo de desanimo enquanto quando assiste ou fazer coisa sem valor, o corpo não reclama?
De onde veio o fingimento que todo mundo possui naturalmente? Certas vezes, criança recém-nascida finge que dorme enquanto é mentira.
Todos esses casos, são coisas que herdamos de Adão e que fazem parte da nossa natureza pecaminosa. Naturalmente, quando um ser humano nasce, infelizmente, nasce com a natureza pecaminosa. Nasce com a maldade em seu ser. Não precisa lhe ensinar o mal porque o mal está nele, que seja raça, povo ou nação. Todo mundo está sob o domínio do maligno e é condenado à morte eterna.
Vamos continuar o raciocínio
Por que quando errar, a primeira coisa que vem em mente é mentir?
De onde veio o espírito vingativo que naturalmente todo mundo sente?
Por que é mais fácil fazer o mal do que o bem?
Por que é mais fácil uma pessoa ser ingrata do que leal?
Por que é mais fácil se irritar do que ficar calmo?
Por que é mais fácil falar mal de alguém do que o ajudar?
Por que é mais fácil de tirar proveito do que ser sincero?
Segundo você, por que os médicos fumantes nunca aconselham os seus pacientes a fumar?
Por que as pessoas de vida fácil sempre se escondem dos seus filhos e parentes do que fazem?
Por que as coisas imorais sempre atraem milhares de pessoas ao redor do mundo?
Estes são alguns exemplos para enxergar claramente que o ser humano e mundo está sob o domínio do maligno. São casos que ocorrem bem pertinho de nós. Há muitos outros casos como crimes, violências, roubos, explorações entre outros. Satanás usa cada coisa de uma maneira diferentes para destruir o ser humano e afasta-lo de Deus.
Há casos em que ele aprisiona pessoas num estado passivo. A pessoa está sendo abusada por exemplo, mais não consegue reagir. Ele domina o agressor para abusar ao mesmo tempo para amedrontar. Afinal, nem o agressor, nem a vítima vão acabar sendo destruído.
Do outro lado, e, conscientemente, nenhum médico vai incentivar um paciente a beber nem fumar. Portanto, uma boa parte dos médicos são fumantes e uma minoria viciado em álcool. Eles sabem que fumar e beber prejudicam a saúde. Eles aconselham os pacientes a não fazer o mesmo enquanto eles não conseguem sair do vício. Isso acontece porque as mãos de Satanás os aprisionam e a força desta prisão é o desejo carnal. Depois que ele enganou o homem, o homem passa a ser dominado por ele. Em muitos casos, aquilo que destrói o ser humano, é isso que ele faz sob a pressão de desejos. Quando bater a vontade, não conseguem resistir porque a força do pecado é o desejo e onde há pecado, lá está o assento do inimigo.
Você pode não fumar, não matar, não roubar, não pratica nenhum tipo do mal. Isso é real, porem, há uma ilusão no meio porque quando olhar para você, você vai se ver limpo e melhor do que muitos que se dizem cristãos. Por tantos maus exemplos desses falsos crentes que existem nas igrejas, não faltarão maus exemplos ao seu favor para você se justificar. Assim, você nunca conseguirá ver a sua condição precária. Por incrível que pareça, é uma das formas que Satanás usa para dominar a mentalidade de muitas pessoas de bom coração.
Por exemplo, pessoas que se acham certas, sempre estão no conforto das suas concupiscências porque isso alimenta o orgulho. Desta maneira, o inimigo não perde a ocasião de guardar pessoas assim numa cegueira total e alimentar seus orgulhos para não enxergar. Quanto mais se sente orgulhoso, mais vai em frente. Enquanto está realizando os sonhos, não percebe que está desempenhando um papel por Satanás.
Satanás usa cada um de uma forma maligna para não perceber que está sendo usado. Por isso que muitas pessoas não conseguem ver seus estados pecaminosos e se irritam ao ouvir o Evangelho. A situação permanece crítica até que reconheça sua condição vulnerável e se entrega a Jesus que é o único que tem poder para retirar esta condenação (Atos 4:12).
1 João 1:8 informa que se um ser humano diz que não tem nenhum pecado, se engana a si mesmo, e a verdade não está em nele.
Romanos 5:12
12 Portanto, como por um homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
1 Coríntios 15:22
22 Porque, assim como em Adão todos morrem, igualmente também em Cristo todos serão vivificados.
O pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus no segmento em que herdamos o pecado de Adão e por causa do pecado somos todos privados da glória de Deus e condenados á morte eterna.
Acabamos de ver, em Romanos 5:12 que por causa de Adão, o pecado entrou no mundo e abriu a porta para a morte. Assim, a morte está sobre todos os homens porque todos pecam.
E nem esforço, nem conhecimento, nem sacrifício, nem bondade, nem qualquer ação pode tornar uma pessoa digna de restaurar sua vida e seu relacionamento com Deus. O ser humano não tem nenhuma possibilidade [em si mesmo] para sair da dominação do maligno , nem se livrar da maldição do pecado, nem agradar nem se aproximar de Deus por conta própria.
É por esta razão que Deus na sua paternidade, enviou Jesus especificamente para quebrar as obras malignas de Satanás, para restaurar nosso relacionamento com Deus e dar vida eterna novamente a todos os que nEle creem. 1 João 3:8; Hebreus 2:14-18.
Importante!
Antes de continuar, certifique se de que você entende muito como o pecado afeta nossa vida e nosso relacionamento com Deus. Se não tivesse entendido, clique aqui para retomar a leitura ou se tiver duvidas, clique no Discipol para entrar em contato conosco.
Como alguém é salvo?
Para começar esta resposta, vamos ler em João 3:16, João 3:36, João 6:47 e 1 João 5:13.
João 3:16 Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:36 36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; e aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.
João 6:47 Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em mim tem a vida eterna.
1Jan 5 :13 Estas coisas escrevi a vós que credes em o nome do Filho de Deus, a fim de que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais em o nome do Filho de Deus.
Certamente, em toda a Bíblia, a única maneira de ser salvo é crer em Jesus Cristo, o único filho de Deus, que morreu na cruz para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Crer em Jesus
crer em Jesus, não é como muitas pessoas acham. Você precisa ter fé. E, para ter fé, precisa ouvir e entender a santa palavra de Deus.
Se você crer passivamente porque está numa situação ou você tem aceitado a Jesus com aquele fervor a espera de um milagre sem entender a verdade, as situações futuras podem arrancar você no caminho do Senhor. Também, outras teorias ou religiões sem fundamentos divinos podem gerar confusão na sua mente. E, assim que você esteja confuso (a), Satanás encherá seu coração de todo tipo de dúvidas e imaginações estranhas até arrancar de você a semente da salvação.
Muitas pessoas são decepcionadas e revoltadas ao ouvirem a palavra de Deus em razão às promessas de milagres e abundancias que foram prometidas por supostos pregadores e líderes religiosos. Essas pessoas são enganadas porque não ouviram o Evangelho de Jesus. Elas ouviram uma filosofia de prosperidades ou de milagres que desperta o desejo de uma crença passiva que não tem nada a ver com as Boas Novas do Senhor Jesus. Como a trama toda é de Satanás, essas pessoas ficam na ilusão, tampando os ouvidos para não ouvir se distanciando cada dia mais do Criador.
Você precisa ouvir a palavra da verdade, examina-la em relação a você mesmo, ver a necessidade ou razão de aceitar a Jesus Cristo. Você precisa enxergar e entender claramente que sem Jesus Cristo é impossível ter a salvação e relacionamento com Deus. E, todas essas coisas devem ser feitas na ciência da palavra de Deu através da sua consciência numa certeza total.
João 1:12-13 informa que quando alguém recebe Jesus Cristo como seu salvador, ele se torna um filho de Deus. Ele recebe um novo nascimento que o introduz à família de Deus. Se alguém não recebe esse novo nascimento, não poderá entrar no reino de Deus. (João 3:3).
Nascer de novo
O novo nascimento é realizado pelo Espírito Santo quando crer e aceitar a Jesus Cristo de todo o coração. O Espírito Santo restaura a pessoa da morte do pecado, fortificá-la para as coisas de Deus e lhe dá uma nova vida em Cristo.
Importante
Certamente, se você entende e está consciente de que estava cego e longe do caminho de Deus. Você vê claramente que somente em Jesus Cristo pode-se ter salvação e a vida eterna. E sem reserva, você crê que Jesus morreu na cruz e ressuscitou a fim de dar uma nova vida aos que nEle creem, você tem o testemunho. isso significa que você está salvo e se junta à família de Deus.
Imediatamente que crê de todo o coração e confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador, você receberá o Espírito Santo como dom de Deus e será selado para a glória.
Efésios 1:13-14
13 Em quem também vós confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; em quem também depois disso crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
14 quem é a garantia da nossa herança, até a redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
E se você não olhar para trás, nunca perderá esse privilégio porque é a graça de Deus, Hebreus 10:35-39.
Como eu me apresento a Deus?
Deus sabe a integridade de coração. Ele conhece os pensamentos de cada um. Verdadeiramente, se você crer, pode conversar com Ele agora.
Veja o que a bíblia informa no livro de Romanos 10:9-11
Romanos 10: 9-11
9 se confessares com a tua boca o Senhor Jesus, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, tu serás salvo.
10 Porque com o coração o homem crê para a justiça, e com a boca faz confissão para a salvação.
11 Porque a escritura diz: Todo aquele que nele crer não será envergonhado.
Algumas perguntas para você
A partir de agora, você pode ter ciência da salvação e saber o motivo de João capítulo 3 versículos 16; ‘’Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’’.
Você crê que Jesus é o filho de Deus?
Sim Não
Você crê que Ele morreu na cruz para o perdão do pecado da humanidade?
Sim Não
Você crê que Deus O ressuscitou entres os mortos?
Sim Não
Você crê que Ele está vivo e quer salvar a todos?
Sim Não
Você quer aceitá-Lo como seu Senhor e Salvador?
Sim o Não
Agora que você sabe a verdade, cabe a você decidir o destino do seu amanhã. Cabe a você decidir se quer mudar e começar uma nova vida em Cristo. Se desejar aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, se disponha e faça esta oração conosco.
Deus Criador, em nome de Jesus, venho me confessar diante de Ti
Eu creio em Jesus Cristo seu único Filho.
Eu creio que Ele morreu em meu lugar na cruz.
Eu creio que o Senhor O ressuscitou dos mortos.
Aceito este sacrifício e acredito que não há salvação em nenhum outro.
Sem reserva, eu entrego a Ti a minha vida e a minha consciência.
Obrigado pela vida que me dá de novo em nome de Jesus amém!
A partir de agora, você é salvo e faz parte da família de Deus. Satanás não tem mais poder de domínio sobre você. Fique firme porque esta verdade, são poucas pessoas que a recebe.
Você pode verificar isso bem perto. Muitos que vão á igreja são mais corruptos do que infiéis. Isso acontece porque nunca receberam o Evangelho. Sendo iludido por Satanás e suas concupiscências, alguns até acham que estão trabalhando pra Deus enquanto estão cometendo sacrilégios.
Na próxima lição, você aprenderá a segurança eterna. Uma lição que é estruturada para tirar suas dúvidas acerca da salvação e aumentar a sua confiança em Deus.
Se precisar de ajuda, clique em Discipol para nos enviar uma mensagem com a sua dúvida, e assim que for possível, entraremos em contato com você. O nosso maior galardão é a garantia de que você está se firmando na fé em Jesus Cristo.
Deus lhe abençoe!
